Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GAZUA

GAZUA

Passeios em família: um mapa à descoberta da ciência na Serra de Sintra

AG, 20.08.21

Três coisas boas numa só: um mapa para explorar a serra, ciência e passeios ao ar livre. Este é um exercício académico, mas partilho aqui o mapa, dedicado a todos os que se entusiasmam a procurar fósseis de coral e pegadas de dinossauro, a ver calhaus que parecem prestes a vir por ali abaixo, nuvens, bosques e ventanias. E o mar ao fundo . 

mapa-serradesintra-ciencia-anagomes-2021.jpg

 

Este ano fiz um curso de design editorial no Cenjor, com os magníficos Ana FidalgoMarco Ferreira, José Alves e Ricardo Dias. O meu projecto final foi um suplemento de jornal sobre ciência para crianças. Para esse suplemento fiz um mapa da Serra de Sintra com pontos de interesse científico, que podem ver aqui acima. 

Confesso ter pouca paciência para o folclore da serra de Sintra como lugar místico. Acho mil vezes mais interessante perceber como surgiram aquelas rochas, ou procurar cágados e salamandras e fósseis de coral nas arribas do Guincho. Ou, até, levar com grandes rabanadas de vento. 

20210820_111825.jpg

Foi um trabalho demorado de pesquisa e, depois, de edição de textos e imagens e de criação de todos os elementos gráficos (neste caso, em Illustrator). Como dizem os jogadores da bola: soubemos sofrer (eu, pelo menos), mas com as sugestões, empurrões e dicas dos formadores e do resto do pessoal do curso a coisa fez-se.

20210820_114532-01.jpg

Ficam a faltar aqui os artigos do suplemento em que explicava melhor alguns dos temas. Não os ponho aqui por um motivo, que é também uma ressalva que deixo a quem porventura consultar este mapa. Embora tenha feito uma pesquisa cuidadosa, procurando informação em fontes credíveis (estudos científicos, site do ICNF, folhetos do programa Ciência Viva, entre outros), este mapa não foi revisto e validado por pessoas com formação científica. Espero que não tenha erros, mas não posso dar essa garantia. As coordenadas de cada local, pelo menos, estão certas, embora neste tamanho de imagem não sejam muito legíveis.

Agora, metam-se a caminho da serra, aproveitem o bom tempo e cansem-se a ver coisas boas. Boas férias!

2 comentários

Comentar post